Pixo – Caligrafia marginalizada, made in SP

20 08 2009

Desenhar, rabiscar, intervir em propriedade que não seja a sua, sem a autorização do proprietário é caracterizado como vandalismo e está sujeito a punição, conforme indica o Código Penal.

A pichação, ‘inimiga’ número 1 das cidades grandes, é uma prática antiga e bem ou não, faz parte do cotidiano destes locais.

azulejos

Em São Paulo, a pichação ganha aspectos únicos, no que diz respeito a tipografia. Em nenhum lugar do planeta é produzido algo parecido.

Tanto que essa manifestação paulistana, lá fora, ganhou o nome de ‘pixo’ e serve de referência para muitos estudos, artísticos e antropológicos.

pichacao_pinheiros_Paulo-Liebert_tl

Muitos se incomodam com a ‘sujeira’ que os pixadores fazem. Até porque, como foi dito no início deste post, a pixação caracteriza-se como vandalismo.

Mas será que aquilo que fazem, por mais fora da lei que seja, pode ser considerado como porcaria?

Esqueçam o conceito criminalístico e todos os seus agravantes por um momento. Qual a conclusão?

O documentário ‘Pixo‘, de João Weiner e Roberto Oliveira retratam todas as diversas opiniões que surgiram com a pergunta feita parágrafo acima.

Lembram da intervenção realizada na Belas-Artes, no ano passado? Assista trechos do documentário e veja como tudo aconteceu, acessando o link a seguir:

Anúncios

Ações

Information

14 responses

24 08 2010
Monstro

Renata coisa de Leigo sobre o Assunto
Ficar puxando a Sardinha pro Lado do Graffite. Dizendo que Graffite
é a cura pra pichação coisa de Bafo do inferno mesmo!
Graffiti de verdade é tão igual a pixação Brasileira (SP)
Já nasceu uma nova onda é a pixação evoluida chamada GrapixO !
Porquê Graffiti é coisa de Gringo e eu sou Brasileiro !
E nun tem mais essa de Disputa inimiga não
Nos somos todos Amigos e conhecidos.
Egoismo é seu Nariz.
Viva o Pixo & Grapixo de São Paulo !

24 07 2010
lacerda

Legal , sei quem são e vou dar um presente de dia de pais .vou pixar seus muros .
Protestar pelo baixo salário- qual a côr que devo usar? vermelho? ai, vai ficar da hora mano ,é nois! esses idiotas não vemm que quanto mais a gente pixa mais linda fica a cidade ? valeu galera!

24 04 2010
Role 1

[I]

Grafite é grafite pixação é pixação

Gêmeos So que saber de Ibope Numa entrevista
que Não lembro o nome falo que pixava So para ganhar mais
Ibope mais a verdade é que ele Nunca pixo nada So Grafito
e quer ganhar mais Ibope em cima de quem arrisca a vida por
uma alucinante Aventura que gostamos
Sinto Muito Renata mais vc Não passa de uma buguersinha
que Não ver as dificuldades de pessoas passando fome na rua
usando drogas para passar o frio e o lamentavel é
que sempre tem os politicos podre que desvião milhões comprão
mansão carros de luxo com o nosso dinheiro o dinheiro que era para
tirar muitas pessoas das ruas diminuir o desemprego agora Vem
falar que é errado vc se espresar atraves de uma pixação cada um
faz oque quer da sua vida pixo Não por vandalismo e Nem para para
falar que sou o cara pixo por que gosto e ja era xD

22 04 2010
nino

AEE NA MoOral
PARA DE FALLA E SAI NO ROLLE COM UMS DOI PIXADOR !
NA MADRUGADA E ESCALA UM PREDIO PELO CABO DE AÇO PooR FORA !
AE VC VAI VEER QUE A LIBERDADE DE ESPREXÃO VAI EXISTIR !… IDEPEDENTE DO QUE OS OUTROS PENSSA !

A VERDADE ÉH QUE O KASSAB VEE A CIDADE SUJAH DE PIXO
E NÃO VEER ELLA PODRE DE CORRUPÇAO ! .. BANDO DE ARROMBADOS QUE
QUEREN ACABAR COM A VERDADEIRA ARTE QUE ESTA NA RUUUUUUA !
NA CARA DO POVO E ELLES NÃO ENCHERGÃO !

BOM FOOI MAU AEE SE EU ESCREVO MUITO RUIN !
MAIS ÉH QUE EU NACII NO BRASIL ONDE OS MANOS DE TERNO E GRAVATA NÃO DAH..
EDUCAÇÃO PARA O POVO NÃO DA SAUDE PARA O POVOOO… E ELLES NÃO DIVULGA NEM UM POKO ISSO !

POR ISSO
TEM MAIS ÉH QUE C FuUder mesmO !

22 04 2010
nino

salve felas …
k k k.. gOstei a frase KADEIA ÉH SO para pObre !
mais isso aee é a pUra verdade manO .
bandO de bUrguesses safados … E A JUVENTUDE TRATANDO COMO EROII QUE AGE COMO VILÃO !
ABRE O OLHOOOOOOO !

PAZ AE RAPA!

8 02 2010
HBMB

TUUUDOO NOOSSSOO

O CARRAA PINXAA DE MASS MESMOWW

PRIMEIROW PINXE RESPEITADOWWW NO MUDOWWW

ISOO AII MLKT E NOSISS

28 12 2009
Rasta

Oi Renata,
realmente o que você diz faz sentido, garanto que nemhum de nos
iria gostar se acordasse, tomasse café, e qundo fosse sair pra trabalhar,
encontrasse seu muro/portão todo pixado ou grafitado.
Pois bem aprendi sozinho que as pessoas tem o que elas merecem.
As coias não são o que são por simplesmente ser.Você ja ouvio falar em “Filosofia”,
então , por traz de tudo tem uma filosofia.Pixação não é simplismente pixação,
não é um passa tempo e nem pegar uma lata de tinta ‘spray’ na mão ou um rolinho e um pouco de tinta
e sair escrevendo ou rabiscando por ai. Pixação é um estilo de vida,
uma filosofia o que você diz é um lado da moeda, e ela num tem apenas um lado,
pega uma lata de tinta spray e sai na noitada pra vc ve qual é o outro lado da mesma moeda.
Um dia acordei e pensei e que forma poderia mudar minha cidade, então resolvi me expressar,
então comecei a Graffitar e pixar, se você não esta contente com a sua cidade mude-a pegue um galão de tinner
e um pouco de estopa e tire todas pixação que você encontrar pela frente sua cidade .
Essa historia vai longe e não vai ser ou e nem você que vai trazer uma solução pra este grande questão.
Um dia fui pego pixando e fui levado pra delegacia, minha mãe foi chamada e quando ela chegou la ela disse ao
delegado:
“-Enquanto a sociedade enchergar isso (graffit/pixação)como um crime isso vai ser um crime,
voces não tem noção do que é arte!!!!”

17 12 2009
PLENOS G

Renata…deixa de criticar e vai cuidar da sua vida…ou melhor vai estudar e aprender a escrever direito…
PICHAÇÃO é com C H e não com X…

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

13 11 2009
BINOX

AI RENATA NA BOA
OS CARA TAO CERTO DE PREOTESTA
O MELHOR PROTESTO FOI AKELE LA DAKELA
KADELA KI TAc0 A MINIA DA JANELA A ISTOFEM
AKELA VADIA

11 11 2009
ANTRAX

OI RENATA O QUE VC DIZ NAO TEM SENTIDO…VC ACHA QUE VANGOG COLOCAVA FELICIDADE EM SEUS QUADROS????? E O PICASSO???ACHO QUE NAO TEM NADA HAVER
A PIXAÇAO NAO E UMA DISPUTA DE GANGUES NAO…A PIXAÇAO E UMA FORMA DE SE EXPRESSAR SIM…E FACIL CRITICAR E FIKAR EM CASA ASSISTINDO NOVELINHA DAS 20 HRS VIVENDO NUM MUNDINHO PARALELO ONDE TD E BONITO TD E COLORIDO NEH??
VEM ENCARAR AS RUAS NA MADRUGADA PRA VC VER O QUE ACONTECE??
GENTE PASSANDO FOME…FRIO…USANDO DROGAS…CRIANÇAS PERAMBULANDO…SE RUMA PRA SEGUIR…SEM NINGUEM PRA SE ESPELHAR…
E MTAS VEZES TAMOS PROTESTANDO…FAZENDO POR NOIS E POR VCS QUE FICAM EM CASA E DIZEM AME PRA TD!!!!!
AI VIDA E MAIS QUE ISSO
E A PIXAÇAO NOIS TRAZ ALEGRIA…VORACIDADE…VONTADE DE CHINGAR QUANDO ESTAMOS COM RAIVA…ISSO SIM E EXPRESSAO
E QUEM DEVE ACHAR O QUE E CERTO OU ERRADO E CADA UM…
E VC???? NUNCA RABISCOU UM CADERNO???CARTEIRA DE ESCOLA…PENSE BEM…TALVEZ VC TB JA TENHA PIXADO…
NOS SOMOS COMUNS, TRABALHAMOS,TEMOS FAMILIA,VAMOS A IGREJA,JOGAMOS BOLA,LEMOS JORNAIS,FAZEMOS PARTE DO MESMO COTIDIANO QUE VC…A DIFERENÇA E QUE NOSSA VIDA TEM ALGO MAIS…NAO E SO UMA COISINHA MEDIOCRE…

20 10 2009
SAOPAULINO

FALAR DA PICHAÇAO E FACIL , MAS TODOS ESQUECEM QUE MUITA GENTE GANHA DINHEIRO EXPLORANDO A PICHAÇAO E QUE NEM MESMO LEVAM A CONHECIMENTO DE QUEM A FEZ E HIPOCRITA SAO AS PESSOAS QUE CRITICAM PQ SAO ESSAS MESMAS PESSOAS QUE JA APLAUDIR MUITAS VEZES PICHAÇAO NAO E DISPUTA E SIM UMA COISA QUE SO QUEM FAZ SABE OQUE E UM SENTIMENTO VERDADEIRO E QUEM GOSTA IRA PICHAR ATE O FIM DA VIDA SEM IMPORTAR COM COMENTARIOS IDIOTAS DE PESSOAS QUE NAO CONHECEM NEM UM POUCO DA HISTORIA DA PICHAÇAO E TENTAM DE QUALQUER FORMA DENEGRIR A IMAGEM DOS PICHADORES ONDE MUITOS PAIS DE FAMILIA TRABALHADORES ADVOGADOS E ATE DONOS DE EMPRESA BEM SUCEDIDOS AINDA PRATICAM A ARTE DA PICHAÇAO EM SAO PAULO JA OS ZE POVINHO SEM FUTURO FICAM AI COM COMENTARIOS PEQUENOS QUE NUNCA IRAO NOS ATINGIR PICHAÇAO NO PONTO DE VISTA DA MAIORIA UM LUTA PELO ESPAÇO URBANO NA CIDADE PARA MIM MEU LAZER UM HOBBY ESTA NO SANGUE ATE A MORTE . ABRAÇO AOS VERDADEIROS ARTISTAS DOS MUROS PICHAÇAO 100%

20 10 2009
TATEI-TUMULOS

ai renata na boa meu,enquanto vc fica ai criticando a pixação,pq vc não levanta e vai cobrar os politicos que roubam e ficam impunes ou cobra os assassinos que tem grana pra ficarem presos pelo resto da vida,pare de olhar pro seu proprio umbigo e criticar a nossa arte,arte sim pq tem um monte de gringo que estão vindo ao brasil para reconhecer a piaxção como arte,assim como fizarem com os grafiteiros que vc citou ai em cima,ou vc acha que eles são bons naturalmnete,se não foce os gringos lhe darem uma chance eles não teriam espaço algum nesse pais,seriam apenas mais e antes eles eram exculachados tbm,agora com sua artes eles conseguiram o seu espaço,mas fora do brasil pq aki ninguem da valor em ninguem e com nos pixadores esta acontecendo a mesma coisa,eles estão vindo reconhecer a nnossa arte
meus protestos são dignos,pois só p/ citar alguns aki pra vc,casa do ex prefeito pitta,mausoleu da familia maluf,casa do kassab,casa do serra, casa do lalau,casa da suzane richstofen,casa dos pais da pekena isabella nardoni,casa da eloa pimentel em santo andre
ve la meu site e pare de criticar quem vc não conhece…

22 08 2009
bruno

tech, tech!

vem aqui agora olhar esse correio! vem, vem.

21 08 2009
Renata

Techi, como falei no twitter, acho esses caras uns babacas. Na minha opinião, é patético alguém expressar sua raiva ou qualquer sentimento causado por sofrimentos e injustiças, como dizem no doc, com vandalismo. Aliás, esta é uma justificativa bem hipócrita, porque sabemos que por vezes os caras pixam para competir, disputar qual a gangue que consegue mais territórios, e tals.
É de um egoísmo extremo! É como combater violência com violência: não leva ninguém a lugar algum. Entretanto, é óbvio que pixações já fazem parte do cotidiano de SP. Por mais feias que sejam, complementam nossas paisagens, infelizmente. Como disse o cara da Belas Artes, acredito que arte seja aquilo que leve alegria às pessoas, e isso as cores fazem muito melhor do que qualquer rabisco. Não é a toa que OS Gêmeos, Nunca, Nina, Viché, Zezão e tantos outros grafiteiros brasileiros fazem o sucesso que fazem mundo afora. Mas esta é só a minha opinião…
Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: