Tamo junto, Orkut!

31 07 2010

Com as novas ferramentas disponíveis na web, como o Twitter e o Facebook, o Orkut vem perdendo um espaço cativo entre os internautas brasileiros.

Muita gente já migrou para outras redes sociais e deletaram ou, simplesmente, abandonaram o Orkut.

Eu sigo resistindo bravamente a este êxodo e tenho meus motivos.

Gostaria de compartilhá-los, inclusive.

———————————————————-

1 – Contato com a maioria de seus amigos

Logo quando o Orkut surgiu, um dos seus atrativos era conseguir localizar amigos que estudaram com você anos atrás ou aquelas pessoas que fizeram parte de sua infância, antigos vizinhos, enfim, pessoas que o tempo fez com que você perdesse contato.

Grande parte dos usuários do Orkut nem sempre são antenados com as novidades da internet. Mal sabem o que é o Twitter e nunca ouviram falar no Facebook.

E entre os meus contatos por lá, a grande maioria só tem perfil no Orkut. Nem sei quais são seus respectivos e-mails ou telefones. Então o Orkut seria a única via de contato pra deixar algum recado ou algo do gênero.

2 – Fóruns das comunidades

Os usuários do Orkut geralmente entram nas comunidades para afirmarem ainda mais seus gostos e preferências. Como se fossem ‘adesivos’ de coisas que traçam sua personalidade. Poucos são ativos nas comunidades que se encontram.

Uma pena, pois uma das ferramentas das comunidades são os fóruns, onde você pode interagir e discutir sobre os assuntos inerentes aquele espaço.

Das mais de duzentas comunidades que estou, frequento algumas e participo dos fóruns. Através deles, pude conhecer e manter contato com muita gente boa. Que infelizmente não estão no Twitter ou Facebook. São tão resistentes a migração, quanto eu.

3 – Downloads

Quem não baixou um álbum, uma música, uma série ou um filme por alguma destas comunidades no Orkut que disponibilizam um vasto acervo daquilo que você procura?

Inclusive o Google, a pedido dos órgãos de proteção autorial, fechou o cerco pra cima de alguma delas.

Mas sabe como é, né. A Internet, queiram ou não, é uma terra sem lei. E sempre há um jeitinho pra driblar as restrições. Seja esse jeitinho brasileiro ou não.

É raro você saber de gente que teve sua máquina infectada por vírus através destes downloads de arquivo através dessas comunidades.

———————————————————-

Bom, só são estes três motivos.

Para muitos, é muito pouco perto de outros “problemas” que as pessoas alegam, ao largar de mão do Orkut.

Para mim, são três causas essenciais pro meu movimento de resistência a esta “velha e antiquada” rede de relacionamentos.

Long live, Orkut!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: